21.4.10

Estágio 2

AtIvIdAdEs rEaLiZdAs nEsTa pRiMeIrA SeMaNa dE EsTáGiO,CoNfEcÇãO De sEu eU AtRaVéS De uM DeSnHo dO CoRpO,OnDe oS AlUnOs fOrMaVaM DuPlAs e fIzErAm o cOnToRnO Um dO CoRpO Do oUtRo dEpOiS CaDa uM PeGoU O SeU E AdOrNoU CoNfOrMe sUa pErSoNaLiDaDe.dEpOiS DeSsA AtIdAdEs oUvIrAm a hIsTóRiA "a hIsTóRiA De cAdA Um" PeRcEbI QuE MuItOs sE IdEnTiFiCaRaM CoM AlGuNs pErSoNaGeNs dA HiStÓrIa pOr sUaS FaMíLiAs sErEm pArEcIdAs.tAmBéM PeRcEbI CoNfLiToS FaMiLiArEs qUaNdO PeRgUnTeIa a eLeS O QuE ErA FaMíLiA?Na fAlA De uM AlUnO DiZiA QuE FaMiLiA ErA A MãE,Os iRmÃoS E O PaDrAsTo dE RePeNtE Um cOlEgA GrItA "dEsDe qUaNdO O PaDrAsTo é fAmÍlIa" NeStE TiVe qUe iNtErViR E ExPlIcAr qUe aS FaMíLiAs dE HoJe sE DiFeReM CoNfOrMe a rEaLiDaDe e o qUe eRa fAmÍlIa aSsIm bUsQuEi eXeMpLoS De fAmÍlIa nA HiStÓrIa,a cOnVeRsA FeZ CoM QuE TiVeSsEm eNtEnDiMeNtO De fAmÍlA. OuTrO FaTo iNtErEsSaNtE Da sEmAnA FoI A FaLa dE DoIs aLuNoS Em aTiViDaDeS DiFeReNtEs.nA ElAbOrAçÃo dA ÁrVoRe gEnEaLóGiCa uM AlUnO DiSsE QuE NãO PoDeRiA CoLoCaR O NoMe dO PaI PoRuQe nÃo cOnHeCiA Só qUe aO CoMeNtAr iSsO El jÁ Se jUsTiCoU DiZeNdO "sAbE O QuE SoRa é qUe qUaNdO MiNhA MãE CoNhEcEu mEu pAi eU NãO ErA NaScIdO" nEsSaS HoRaS PeRcEbEmOs o qUaNtO É DiFíCiL TrAbAlHaR A IdEnTiDaDe dO AlUnO Se dEsCoNhEcEm a pRóPrIa iDeNtIdAdE.OuTrA FaLa qUe mE ChAmOu a aTeNçÃo fOi a dE UmA MeNiNa aO ReSpOnDeR O QuEsTiOnÁrIo dE PeSqUiSa,eLa pEdE QuE Eu a aJuDe pOrQuE NãO SaBe sEu aNiVeRsÁrIo ,EnTãO CoLoQuEi eM SeU CaDeRnO SeU NoMe cOmPlEtO E SuA DaTa dE NaScImEnTo e eLa iMeDiAnTaMeNtE OlHoU E FaLoU "sOrA Tu cOlOcOu o dIa eM QuE Eu nAsCi mAs qUaNdO Eu fAçO AnIvErSáRiO?"eSsAs rEfLeXõEs dOs aLuNoS NoS FaZeM PeRcEbEr qUe o óBvIo pArA NóS AdUlToS NãO É TãO ÓbViO AsSiM,SeRvE PaRa pArArMoS Em pEnSaRmOs iM PoUcO MaIs nOsSa pRáTiCa eM SaLa dE AuLa mUiTaS VeZeS.NeSsAs hOrAs dEvEm sE DaR OpOrTuNiDaDeS DeLeS Se eXpReSsArEm pArA VeRmOs sS SuAs dÚvIdAs e cErTeZaS.

"A conversa, na ação educativa, é elemento central na relação que produz o conhecimento. A palavra conversa vem da união de duas raízes latinas, ‘cum’, que significa ‘com’, e ‘versare’, que significa ‘dar voltas’, de maneira que conversar, em sua origem, significa ‘dar voltas com’ outro” (Maturana, 1998a, p. 80). A conversa constitui-se, assim, em um espaço relacional por excelência na ação educativa." Humberto Maturana

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Luciana!

Acredito que terás que republicar esta postagem...está muito difícil de ler.
Bjus,
Vanessa

Beatriz disse...

Nossa!! O que houve com tua postagem? Tens que editá-la, por favor. Realmente, tens razão: a questão das identidades e dos tipos diferenciados de familia são assuntos bem complicados, que temos que ter muito tato em tratar. Além disso, temos que ter o cuidado de envolver a familia para saber se elas acham interessante esse tema ser tratado. Há muita criança que não tem o nome do pai na certidão e cabe à mãe saber qual é o momento em que ela quer que isso venha aà tona. Seria bem interessante conversar com os pais, explicar o estudo e planejar , com eles, qual é a melhor forma de trabalhar. Isso gera compromissos nos pais e na escola em conjunto.
Um abração
Bea