2.4.10

ARQUITETURA PEDAGÓGICA



Palavras que designam o que é uma arquitetura pedagógica:Educação,tecnologia,cooperação e letramento.



Quanto mais os indivíduos em um ambiente de ensino-aprendizagem aprimoram suas
habilidades e competências, mais desenvolvem novas aprendizagens, colocando-as em prática, com retorno e reflexão de suas ações, mais o estímulo para pesquisar, aprender e cooperar com a aprendizagem de outros pode ser ampliado, levando a construção de uma rede sustentável de conhecimento.



Esta constatação está relativa ao retorno de educadores e educandos envolvidos na construção de projeto educacional envolvendo a sinergia entre artes, cultura, educação e tecnologia. O projeto em desenvolvimento apresenta infra-estrutura pedagógica e técnica flexível
e aberta, que é composta por teorias e metodologias educacionais aplicadas com suporte de
recursos de tecnologias informação e da comunicação, arquivos e instrumentos
multimídia (Franco e Lopes, 2005a; Franco, Cruz e Lopes, 2005).
A formação de uma
estrutura pedagógica e técnica flexível, que de suporte a projetos educativos com base
na sinergia citada, aponta para a necessidade de criação e manutenção de ambientes e
recursos de aprendizagem adequados, tanto quanto requer a construção interdisciplinar e cooperativa de conhecimentos. Construção esta, que o tempo, espaços, linguagens e materiais diversificados podem embasar satisfatoriamente para que haja engajamento das pessoas nos projetos educacionais, melhoria qualitativa e quantitativa continuada das diversas ações educativas.


Com o envolvimento das pessoas em projetos educacionais que englobem a cultur escrita e letrada e os aportes das tecnologias da comunicação e da informação - TICs, a tendência é que se melhore o processo de alfabetização e letramento dos indivíduos e se promova inclusão social e digital.



Pode-se, por exemplo, propiciar aos indivíduos, estrutura educacional que tenha como parâmetro o pensamento de Bacon “saber é poder”, no sentido de que o ambiente educacional seja capaz de oferecer aos indivíduos saberes que os tornem capazes de transformar o conhecimento apreendido, muito além do até então propiciado, que em
geral.



As experiências de ensino-aprendizagem têm suporte de conceitos tais como, o construtivismo de Piaget e o construcionismo de Papert. Estes conceitos podem ampliar a compreensão dos indivíduos de como as pessoas aprendem e crescem.



Os aspectos afetivos também são relevantes para o sucesso das experiência pedagógicas e têm suporte dos pensamentos de Paulo Freire e Ivan Illich a respeito de se fazer uma revolução no conteúdo do currículo e na pedagogia atual. A idéia é transformá-los em mais práticos e inclusivos, embasados no amor, humildade, esperança, fé, confiança, respeito pela liberdade de expressão entre educadores e educandos (Gadotti, 1994; Freire, 2004; Sims, 2004).




atentei buscar conceitos básicos para construção da Arquitetura pedagógica,pois já estamos construindo em nossas sala de aula esse processo do conhecimento.


Este ano estou trabalhando com o terceiro ano do ensino fundamental minha Arquitetura esta baseada no "Eu no espaço escola".


Percebi junto a turma que muitas vezes desconhecem suas histórias,como nome completo,porque desse nome,idade,data de nascimento enfim, e o espaço escola porque para a maioria todos que trabalham na escola são profesores.Cito como exemplo chegam na secretaria falam com a secretária chamando-a de "sora" vão a cozinha e ao refetório agradecem o almoço dizendo"obrigado sora".Partindo disso resolvi trabalhar o Eu fazendo uma orientação do educando buscando sua identificação e compreenção do que é escola e quem sou eu nesse espaço.


Dentro dese titulo já vou buscando caminhos para não fugir do projeto da escola que esta baseado na camanha da fraternidade que fala "Educar para à prática de uma economia de solidariedade,de cuidado com a criação e de valorização da vida".


Um comentário:

Beatriz disse...

Oi Luciana, gostei de teres colocado a referência da teoria que embasa a tua proposta de trabalho. Noto, no entanto, ( isso em muitas) que vocês esão entendendo equivocadamente esse processo. Quem te disse que os alunos estã interessados em se decobrir? o que significa ter identidade? Entender que tem um "eu"? Isso são tuas inquietações e o próprio programa da escola que está direcionando o trabalho. Eles apenas seguirão o que vais propor. Onde está a inovação? Onde entra os interesses, dúvidas e o conhecimento prévio dos alunos? Onde entram astecnologias? para quê?
Vamos pensar melhor?
Um abraço
Bea