27.9.09

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Partindo das leituras realizadas até agora deu para entender um pouco mais sobre esse trabalho que é realizado nas escolas com o EJA e também compreeder o que é o EJA.

O EJA tem como objetivo dar oportunidade aqueles que por algum motivo particular não puderam concluir seus estudos em tempo habil.Não pode-se dizer que esse veio suprir o tempo escolar perdido,mas sim,oprortunizar a esse sujeito alfabetizar-se e se inserir na sociedade como um cidadão critico e ativo no mundo letrado como podemos designar a todos que tem sua participação efetiva em todos os segmentos(familia,sociedade,igreja, escola).

Como vimos no texto da interdisciplina de Didática a alfabetização de jovens e adultos não é uma simples tarefa de alfabetização,estamos lidando com pessoas que carregam marcas de exclusão social e cultural ditadas por uma sociedade dominante,priorizando um modelo único de alfabetização.Ao constatar esse fato percebe-se uma necesidade de mudança com um modelo mais amplo onde se respeite as diferenças e as peculiaridades desde o indivudual ao grande grupo.A alfabetização deve resgatar a autoconfiança e autoimagem desses alunos e trabalhar o conteúdo juntamente com suas experiencias.

Como coloca Paulo Freire,a alfabetização é parte integrante de uma trajetória pela qual alguém autônnomo e crítico com relação a natureza construída de sua própria experiência.

A alfabetização do EJA é uma tarefa bastante complexa tanto para os educadores quanto para os educandos,lida-se com sujeitos que a qualquer momento podem voltar a evadir por situações que se básicas como fator socio-economico desfavoráveis,suas familias que ficam desamparadas no momento em que estão na escola,localidade de sua residência enfim tudo que desestimulem o aluno a não retornar as salas de aula.

Tudo isso faz com refletimos sobre a questão alfabetização de um público desfavorecido por uma sociedade dominante.Alfabetizar esse público é fazer ele compreender o mundo ao seu redor e voltar sentir-se parte ativa da sociedade.Como vimos em didática quando fazemos um planejamento devemos resgatar a leitura do mundo que os alunos trazem para aula sendo isso o letramento que acaba com a teoria do analfabetismo,como se o aluno fosse um ser sem nenhuma consciencia social.

Um comentário:

Simone disse...

Lu já tiveste alguma experiência com educação de jovens e adultos?
No texto "Estado e Educação Popular", Moacir Gadotti refere que os termos educação de adultos, educação popular, educação não formal e educação comunitária são usados, muitas vezes, como sinônimos, mas não são. Já pensaste sobre isso? Vale a pena dar uma olhada no texto.
Um abraço, Simone Ramminger - Tutora sede