19.9.09

DISCALCULIA

Discalculia essa é mais uma nova aprendizagem.Aos sábados tenho feito um curso de inclusão e hoje tivemos uma aula maravilhosa que tratava desse assunto Discalcluia.

  • Discaculia é um transtorno que afeta as habilidades matemáticas de caracter permanente.Essa não tem haver com o poder sócio-economico da sujeito,ela é hereditária ou genética.

A criança com discalcluia necessita trabalhar com o concreto,para que consiga compreender um poucodo mundo dos números.Esse transtorno neurológico não tem cura e pode ser amenizado com o tempo apenas através de intervenções pedagógicas.

Um dos primeiro demostrativos desse transtorno é quando a criança mostra não conseguir ordenar os números de 0 a 9 e também se colocado os números nessa sequência e retirar um ela não consegue identificar qual esta faltando.Claro que não se pode diagnosticar a criança com discalculia sem ter várias demonstrações dessa desordem genética,pois, uma criança que não
tem o número construído também pode ter esse tipo de dificuldade.

Uma pesquisa feita apontou que 5% a 15% das crianças que frequentam as escolas regulares d ensino fundamental sofrem de discalculia.Os tipos sâo:

  • Dificuldade em nmear os números verbalmente:
  • Dificuldade em nomear,comparar,manipular objetos reais e imagens;
  • Dificuldade na leitura dos númerose de símbls matemáticos;
  • Dificuldade na grafia dos números troca 6 e 9,2 e5;
  • Dificiculdade em operações matemáticas mentais e de conceitos matemáticos;
  • Dificuldades na execução e cáculos numéricos;
  • Dificuldade em lembrar operações básicas,tabuada;
  • Dificuldades em transportar números;
  • Dificuldade em seguir sequências;
  • Dificuldades em perceber princípios de medida (peso,hora,distância...);
  • Dificuldades em relacionar o valor de moedas,nunca sabe conferir um troco por exemplo.

Esses são alguns aspectos que um sujeito que apresenta esse transtorno na estruturas matemática.Pode servir de alerta ao professores é falta de identificação dos números,a criança fala rapidamente a sequencia dos números mas não escreve,é escassa a habilidade de contar e decorar a rotina dos números,dias da semana,estações do ano,calendário.

Uma das intervenções necessárias para trabalhar com alguém com discalculia é resgatar a autoestima e autoimagem dessa criança,devido sua dificuldade exorbitante ela mesma se considera burra e incapaz.Fazendo esse resgate se torna mais fácil dar a ela uma noção matemática.

Um depoimento lido pela professora Jussara Bernardi,relatava o desbafo de um rapaz que concluiu todas as etapas do ensino,fazendo faculdade e se tornando PHD,falava que muitas vezes em sala de aula foi vítimas de deboches e professores duvidando de sua capacidade.Nas disciplinas relacionadas a leitura e a escrita se destacava, mas na matemática muitas vezes necessitou do auxilio de professores para passar de ano.Hoje tempos mais tarde descobriu que seu problema estava além de ser um "burro" como se designava.Para fazer uma ligação em seu celular precisa repetir a operação por várias vezes e ainda assim as vezes dá engano.Em seu depoimento diz "não posso fazer nada se os números insistem em sair daqui,o troco que recebo nunca sei se esta certo".Estava jantando com um amigo e foi fazer uma anotação de um número telefônico,o amigo o alertou dizendo que estava errado e ele olhando disse estar certo.

Trabalhar bastante jogos ajuda a criança um pouco nessa dificuldade que não tem cura.

2 comentários:

Daiane Grassi disse...

Oi Lu! Passei por aqui para te visitar! Gostei muito de ler as tuas postagens, sempre com uma informação + uma reflexão sobre a tua perspectiva! Muito bom...
Fico sempre curiosa para saber o que está ocorrendo lá na sala de aula de vocês! As articulações sobre PEAD e sala de aula! Pensa nisso e volto em breve!
Tenha uma excelente semana,
Daiane.

LIDIANE disse...

Oi Lú! Muito boa a tua reflexão sobre teu curso de extensão.Realmente nós professores precisamos estar sempre atentos as dificuldades dos nossos alunos e sempre nos atualizando para novas formas de auxiliá-los! E aí está depois da dislalia, dislexia, uma nova dificuldade de aprendizagem descoberta: a discauculia.Parabéns pela riqueza da tua reflexão e pelo teu esforço em buscar mais conhecimento para auxiliar tua prática docente!