13.9.09

CONHECENDO LIBRAS



Na quarta-feira passada tivemos presensial da interdisciplina de libra, estava esperando ansiosa por essa aula,só que minha expectativa foi além do imaginado.Para minha surpresa a professora Carolina é uma deficiente auditiva fiquei maravilhada vendo seus gestos e expressões para nos passar um pouco do que é libras e como o surdo se insere na sociedade,foi uma excelente aula.



Ás vezes pensamos que compreendemos bem o mundo da nossa volta,mas as respostas vem sem ao menos fazermos as perguntas para ela e assim na maioria das vezes agimos com ignorancia,no sentido ignorante da palavra mesmo.



Com falamos em sinais estamos nos referindo em Lingua de sinais que tem sua estrutura gramatical própria se originando da França.



Se expressar em Lingua de sinais são mimicas e tão pouco são gestos soltos,possui uma estrutura de linguagem onde haja uma comunicação coerente.



O que diferencia a Lingua de sinais é o espaço onde o surdo esta inerido ela não é uma linguagem universal ela sofre iinfluencia de sua cultura,assim como cada país possui um dialeto a Lingua de sinais segue a mesma regra,com isso quando o surdo se comunica com um francês,americano aprenderá uma nova Lingua.



Para a comunicação são a base de um alfabeto utilizando os dedos das mãos com movimentos diferenciando as letras que se parecem e utilizando partes do corpo como um sinal único.

Com todas essa informaçõs passadas pela professora mais a observação de sua conversasão percebi que os surdos tem uma expressão muito forte e um atenção bem direcionada a pessoa com quem ele fala.Vendo a professora gesticulando para a interprete vimos um poder de concentração muito grande parece que eles ignoram totalmente quem esta a sua volta.
Nesses anos de sala de aula ainda não me deparei com um deficiente auditivo,imaginei que seria mais fácil lidar com esse tipo de inclusão mas minha concepção mudou,é muito importante sabermos que uma comunicação pode ser mais complexa se não vamos parecer palhaços tentando fazer gracinha.Libras já esta no meu projeto de um novo curso de aperfeiçoamento.
Uma coisa que não pode ser passada em branco que nos foi dita em aula presencial é erronio dizer surdo-mudo.O surdo não é mudo ele possui voz.









Um comentário:

Simone disse...

Olá Luciana!
Lembro como também fiquei maravilhada quando cursei uma disciplina de Libras com um professor deficiente auditivo. Ele contava até piadas na aula. É muito interessante poder conhecer um pouquinho da cultura deles.
Viste a dica da tutora Rosaura sobre o alfabeto da língua de sinais? Acessa: http://www.youtube.com/watch?v=w72R_LVWiSs&feature=related
Desejo que tenhas um ótimo e produtivo semestre!
Um abraço, Simone - Tutora sede