9.6.09

SER PROFESSOR

Ontem a tarde eu a Rejane e também nossa tutora Adriana Irigaray tivemos a oportunidade de assistirmos uma palestra ministrada pelo professor Max Haetinger promovido pela Editora Positivo.
Max Haetinger tem licencitura em Artes Cênicas e Educação Física na UFRGS,cursou Economia na PUC,RS,Mestrado em Educação Plena,aluno especial do Doutorado em Informática em educação na UFRGS,Professor de Pós-graduação e Consultor em Educação.
Bom toda essa diversidade de conhecimentos trouxe a nós uma palestra excelente com um simplicidade,dinamismo e auto astral para falar sobre o assunto estabelecido.
Max falou sobre os desafios da educação rssaltando os pontos diversidade,interatividade,atuar em rede e o novo pensar.Citou a frase de Edgar Mohan dizendo que o "professor de hoje tem que amar a diversidade",destacando que nesse século se amplia com a diferança sexula,de cor,cultural enfim.
A escola desse século tem que fazer a diferença,se o aluno não tem a capacidade de aprender não pode agir na sociedade.Para que serve a educação se não for para mudar a vida.O ensino tem que chegar em casa para ajudar os pais a evoluirem no mundo,e isso se faz quando pegamos a sala de aula e juntamos com a vida.
Somos agente de mudança porque vivemos em contantes transformações.A escola tem que mudar de forma mais rápida,porque os meios de comunicação estão velozes.
Temos que ensinar os alunos a serem agentes de mudanças e aí esta o desafio do professor o mundo mudou e temos que mudar com ele.
Par ser esse agente transformador devemos trazer o olhar da criança sapeca,curiosa e para isso o professor tem que ser criativo.
A curiosidade é a mãe da ciência,a curiosidade instiga a aprendizagem.O homem aprende por dois motivos:necessidade e curiosidade.
O que faz a criança ir para a escola?A curiosidade de confrontar emoções,ações.E o desafio do professor é fazer da escola um espaço curioso.Curiosidade gera audiência e a nossa audiência enquanto educador que somos representa a evasão,a motivação,a aprendizagem.A educação tem que falar que eles querem entender,a escola tem que ser o lugar do conhecimento.
Também colocou a questão de tabalharmos em equipe,fazendo atividades com que os alunos dependam um do outro com o intuíto de mostrar aos alunos de que a vida é viver em sociedade.
Trouxe a fala de Frenet que diz "aprendo de forma coletiva,para haver aaprendizagem tem que haver envolvimento,confiança".
Ser professor é sinônimo de mudança.
"Mudam-se os tempos,mudam-se as vontades,muda-se o ser,muda-se a confiança.Todo o mundo é composto de mudança.Tomando sempre novas qualidades"Luíz Vaz de Camões
Diante dessa mudança fez um pequenos relato da questão inclusão escolar,colocando não é a teoria que vai nos fazer aprender mas sim a vontade de ensinar essa pessoa.O medo faz agente acreditar de forma errada que não somos capazes de trabalhar com essa diferança.Educar é um ato de amor.

Nenhum comentário: