7.6.09

PROJETO SONHO





SONHAR É PRECISO
Segundo pesquisadores, sonhar é uma necessidade biológica. Não é possível sobrevivermos sem sonhar.
Através de estudos sobre sonhos, descobriu-se que enquanto dormimos, nosso sono passa por diferentes estágios, onde o sono é mais leve até o quarto estágio, ficando, porém, mais profundo no quinto estágio e, portanto é nessa fase do sono que sonhamos.
Durante o sono, a atividade cerebral é um pouco mais lenta, apesar de o cérebro não ficar parado, pois é nesta fase , onde não sonhamos, que o cérebro produz substâncias que vão ajudar a construir conexões entre as células do cérebro para guardar as informações na memória.
Durante o sonho o cérebro exerce intensa atividade, nesta fase nosso sono entra no quinto estágio, ou seja, dormimos profundamente. Segundo o texto :
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=01059
“Ao contrário do que muitos pensam, o sono não é uma atividade passiva. O nosso cérebro exerce uma grande atividade durante este período (especialmente durante o sonhar).O que se desliga e descansa é a parte consciente do cérebro, aquela que domina a musculatura, toma decisões e elabora os pensamentos conscientes e as respostas necessárias aos estímulos do meio ambiente”.
Aqui podemos entender perfeitamente a velha frase ”nada melhor que uma noite de sono”, só que aqui cabe salientar que o sono precisa ter qualidade, pois pessoas com distúrbios do sono podem perder qualidade de vida, se tornam irritadas, tem aumento de problemas psicológicos e dificuldades de concentração. Um dos distúrbios do sono pode ser quando não conseguimos atingir o quinto estágio do sono, onde ocorrem os sonhos e também é nesta fase que o sono pode ser chamado de um sono reparador, pois é neste estágio que realmente “desligamos” e descansamos.
Como já foi citado anteriormente, sonhar é preciso, este mecanismo faz parte do nosso organismo, é uma necessidade biológica. Portanto, se alguém disser que não sonha, esta pessoa não está sendo verdadeira, ou o que poderá estar ocorrendo é um distúrbio do sono ou então a pessoa pode também não se lembrar de ter sonhado.
Como podemos perceber ,nosso sono passa por diferentes estágios, desde os mais leves ao mais pesado ou profundo, e como só sonhamos a partir do quinto estágio, isto é, quando dormimos profundamente, podemos entender que não sonhamos o tempo todo enquanto estamos dormindo.
O sono e o sonho é um mecanismo biológico regulado por um relógio interno, porém, fatores externos podem interferir neste mecanismo, como por exemplo, mudanças constantes no horário de dormir e acordar, portanto, para se ter qualidade no sono e conseqüentemente no sonhar é necessário respeitar uma rotina de diária nos horários de dormir e acordar.
Segundo Sérgio Tufik, Diretor do Instituto do sono, “o sonho é um espelho que nos reflete”, afirma Tufik: “Estudamos cada vez mais todos os mecanismos neurológicos, mas acredito que o sonho pode refletir nossos conflitos, angústias e
ansiedade.
Esse é o nosso PA aqui tem informações que coletamos para nossa pesquisa.Inicialmente começamos com o tema tecnologia e como vimos que era um campo muito aberto passamos para a questão do sonho e eu particularmente estou muito contente com a escolha do grupo.Semana deu r´portagem no Fantástico falando exatamente dessa questão que quando sonhamos memorizamos informações e aprendemos.Inclusive o programa fez uma pesquisa com alguns alunos onde dividiram os alunos um grupo voltou para a sala de aula e outro foi dormir,uma semana depois fizeram uma avaliação e o grupo que dormiu foi o que tiveram mais êxito na avaliação.Isso significa que é muito importante dormirmos e sonharmos.

2 comentários:

Beatriz disse...

Luciana querida,, que síntese ótima!! tenho acompanhado o teu eforço na construçãodo maa conceitual 2. tenho certeza de que vais conseguir.
Um abraçõ
Bea

Iris disse...

Luciana, querida

Neste semestre vou acompanhar teu blog. Estou com uma séria dificuldade para encontrar o link para os comentários depois das postagens. Por favor, verifica as configurações d teu blog. A TV Brasil está muito grande e por isso está mexendo com a formatação do espaço e a última postagem feita eu não consegui ler.
Abra@os, Iris