3.5.09

INCLUSÃO ESCOLAR

Essa semana no municipio de Alvorada foi aberto a semana da educação com isso a escola onde trabalho fez sua abertura pessoal com uma gincana cultural com os alunos.As atividades se puseram em trava-lingua,soletrando,jogo das palavras(formar palavras),jogo de rimas e para finalizar cada grupo de serie recebia um balão onde haviam que estourar e formar com as palavras que estavam soltas dentro dele uma frase destina a educação.
Para abertura ao professores da rede foram oportunizadas diversas oficinas com temas variados.
A oficina que participei foi a com o título "Inclusão escolar".Esta foi ministrada por uma nero psicologa e uma fonoaudiologa.
A palestra teve sua duração de 4 horas sendo que todo material utilizado por elas serão enviados a nós por emails,este é um material muito rico em informações.
Ambas fizeram várias abordagens de assuntos diferenciados como a questão da diferença entre inclusão e integração, as diferentes síndromes,a questão da fala da criança,o apecto da surdez na sala de aula,o envovimento familiar com a criança portadora de deficiência.
A integração é apenas a aproximação individual com o portador de deficiência e a inclusão assegura a participação de todos,ela não tem parâmetros.A diferença esta na forma e o ritmo que se mantém com o aluno.Nesse processo é importante o empenho de todo mundo como pais,escola,professor,alunos e o mais importante instrumentos de trabalho oferecido pelo governo.
Dentre esses foi nos eclarecidos que trabalhar a inculsão também depende de uma prática pedagógica coletiva,uma dinâmica flexivel,relações com a família e antes de tudo verificar os aspectos neurologicos da criança,isso faz com que nos preparamos para uma prática escolar.Trabalhar com a inclusão exige que métodos de ensino sejam mudados para atender a educação inclusiva,o ideal é utilizar métodos com muito som,cor e instrumentos visuais.
Em meio a informções várias discusões foram sendo abordadas com as barreiras que enfrentamos ao ensino inclusivo como atitudes negativas em relação a deficiência,custos,acesso físico dentro das escolas a dimensão de alunos nas turma,a discriminação por alunos e pais de coleguinhas da turma onde este determinado inviduo esta inserido e a depêndencia.
Ao longo de informações,discussões e experiências levantadas por colegas de profissão que ali estavam presentes parece que ficou muito claro que a educação inclusiva precisa passar por muitas mudanças para que esses portadores consigam se desnvolverem.Se faz se torna necessário que haja uma politica série onde este assunto seja abordados nas escolas com seu devido respeito.
Nossa realidade atual é permitir que esses alunos frequentem uma escola regular mas não oferece o amparo legal como: um número reduzido de alunos,uma auxiliar ao professor regente enfim tanto a psicóloga como a fonoaudióga mesmo expuseram que para que aja crescimento com esse aluno ha a necessidade de um grupo de profissionais variados, e este as secretarias de educação não dispõe.

















































































































































































































































































































































































































































































































































Um comentário:

Beatriz disse...

a, edita esse post e tira esse espação que ficou.Um abraço
Bea