14.4.09

EPISTEMOLOGIA

Para Piaget o desenvolvimento cognitivo se dá através da construção do conhecimento.Na aula presensial de psicologia fizemos uma revisão a respeito dos modelos pedagógicos dentro da construção do conhecimento como as epistemologias:empirista,apriorismo e interacionalismo.
Dentro desses modelos pedagógicos destaca-se as relações aluno e professor,a ação do professor diante do conhecimento do aluno.`
É muito interessante quando passamos pelos corredores de uma escola podemos observar esses modelos pedagógicos.
Na escola onde trabalho um dia desses observei uma professora que chegou ao refetório com seus alunos para o almoço.Todos estavam em fila e não podiam esboçar uma se quer palavra tinham sua atenção chamado constantemente na hora da refeição todos sentaram aonde a professora estipulou e só podiam abrir a boca para ingerir o alimento.
Fico pasma ao saber que essa epistemologia empirista ainda faz parte do processo de aprendizagem.Mesmo diante de toda a informação que os profesores recebem alguns não se deram conta que a aprendizagem acontece numa relação aluno/professor e vice-versa.A criança já traz um saber,apenas precisa orgsanizar essa bagagem e trazer a consciência como resalta o autor Carl Rogers.
Esse apanhando que foi feito na aula de psicologia servirá como encaminhamento para o trabalho da interdisciplina.

Um comentário:

Beatriz disse...

Oi Luciana, que tal trazer mas reflexão sobre o que andas trabalhando no curso e o que percebes na escla? Teus post estão muito dirigidos ao conteúdo das interdisciplinas sem haver um trabalho mais intenso de análise dele e com propostas novs para a escola e para a tua sala de aula. Aceitas o desafio? Lembro, tb, que o acordo é de um post semanal!!
Um abração
Bea