5.4.09

NECESSIDADES ESPECIAIS


Na quarta-feira do dia primero de abril tivemos aula com a interdisciplina de Necessidades Especiais onde foi falado a respeito dos dossiês de inclusão e sua construção.A professora da interdisiplina relatou fatos de seu cotidiano profissinal e colegas também espuseram suas experiências com crianças que estão inclusas na educação regular.
As coisas acontecem de forma evolutiva e a escola deve acompanhar essa evolução social.
Se torna necessário que os profissionais em educação rompam com os preconceitos em torno da questão inclusão escolar e pssam a enxergar a inclusão como um processo natural.As diferenças existem e não pudemos fugir dela precisamos é de uma politica educacional que valorizem o educador e dê oportunidade de aperfeiçoamentos em relação a esse assunto para que possamos trabalhar em nossas salas de aula de modo que não excluamos esses alunos deixando-os de lado.
Os professores do ensino regular ainda são inseguros ao trabalhar com essas diferenças,as diferenças são apresentadas a todo momento,e já que elas estão aí devemos é nos preparar para esse novo desafio que a educação está nos colocando.
Ouvindo a professora Maurem falando percebi o quanto devemos estudar as individualidades e respeitar aquilo que o aluno conseguiu alcançar dentro de suas limitações.É um trabalho bastante desafiador,faz com que estudamos muito e buscamos respostas para que cotidiano desses alunos seja enriquecidos.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Lu!

Que os aprendizados e leituras desta inter possam contribuir para a tua prática docente!
Já tiveste alguma experiência em sala de aula com alunos portadores de necessidades especiais?

Abraços,
Vanessa