12.5.09

O Clube do Imperador




Ontem assisti ao filme "O Clube do Imperador" e gostei muito.O filme retrata a história de um professor cheio de normas e princípios morais que vai lecionar em uma escola tradiconal para para meninos.Lá todos seguem as regras fielmente,o conteúdo é repassado de forma sistemática na base da memorização como vimos em psicologia um método de ensino Behavorista.
Tudo andava em perfeita ordem até que entra um novo aluno para fazer parte da turma.Ai começa o conflito do sr.Handert,assim que era chamado.Bell o novo membro da turma passa ser o exemplo para os colegas,com suas atitudes irreverentes e descolado.
O professor acredita que precisa mudar o caráter de Bell para isso precisa passar por cima de seus princípios morais.Isso faz com o professor altere a nota de Bell dando a oportunidade de participar de um concurso para Imperador.O garoto vai e participa do concurso e usa de má fé utilizando cola em sua roupa.O professor percebe e dificulta a pergunta alterando o roteiro,Bell se perde e não consegue responder.Anos mais tarde a história se repete,um novo concurso é feito e Bell participa se utilizando de uma escuta para responder as perguntas.Mais uma vez o professor perspicas percebe e não permite que o aluno ganhe.
Esse filme é muito interessante porque nós professores não temos que mudar o caráter de ninguém precisamos é ensinar aquilo que nos é cabível se utilizando da moral e da sabedoria.Ultimamente nosso papel de educador vem se confundindo com de outros profissionais como:estamos sendo pais,psicólogos,médicos,enfim tudo menos fazendo nosso principal papel que o de educar o sujeito como membro de uma sociedade.
Essa história mostrou um conflito de um professor que nem mesmo ele sabia porque ensinava filosofia e para que serviria na vida desses adolescentes.Seu trabalho estava apenas preso a regras morais e éticas.
















Um comentário:

Beatriz disse...

Lu, fostes muito crítica com o professor!! Tens razão, o caráter se forja ao longo da vida e , principalmente , pelo exemplo dos pais. Ali mostrou que o exemplo do pai , foi forte mesmo!! Ele repetiu o que o pai fazia.
Um abração
Bea