14.10.07

Literatura Infantil


CONTAR HISTÓRIAS
Há quem conte histórias para enfatizar mensagens,transmitir conhecimento,disciplinar,até fazer uma espécie de chantagem "se ficarem quietos,conto uma história,ou isto,ou aquilo".
A história aquieta,serena.prende a atenção,informa,socializa,educa.Quanto menor a preocupação em alcançar tais objetivos,maior será a influência do contador de história,enquanto fonte de satisfação de necessidades básicas das crianças.Quanto mais cedo o contado da criança com a história,mais cedo terão gosto pela leitura.
Naturalmente é necessário fazer uma seleção inicial levando em conta a faixa etária,interesse do ouvinte e seu poder sócio-econômico.Outro fator relevante é a interação do contador com a leitura,se a histporia não desperta a sensibilidade a emoção, não será contada com sucesso,não se pode transmitir uma sensação de se está não está presente no ato,não pode descrevê-las e executa-la bem se está não foi apreciada.
A criança é naturalmente curiosa e receptiva,também não se deixa enganar, é exigente e crítica.

" O ambiente é essencial para despertar na criança o gosto pela leitura"








2 comentários:

Beatriz disse...

E ai? Constastes uma história na tua sala de aula? Teoria já tens clara quem sabe a prática vai fazer tu refletir ainda mais?
Um abração
Bea

Marionete Saude disse...

Olá
Estou adorando este seu Blog sobre Literatura, da para ter uma idéia clara do trabalho e da importância do Contador de Histórias, que é muito bonito.Parabéns!
Sou educadora, marionetista, escritora, contadora de histórias e estou desenvolvendo um projeto internacional Contando Histórias com Marionetes. BLOG LIVRO ANIMADO – LIVRO ENCANTADO. Convido vc e a todos os seus amigos para fazer uma visita ao meu Blog da Marionete e Saúde - Brasil. Lá vcs encontrarão muitas idéias para criar e contar histórias com marionetes. http://marionetesaude.blogspot.com/
Abraços