14.10.07

A ARTE NO ESPAÇO EDUCATIVO

A escola é o primeiro espaço onde se dáo desenvolvimento de cidadãos, e o contato com o universo artístico e suas linguagens como:artes visuais,teatro,dança,música e literatura.
O que se percebe nas escolas é que a arte é encarada como mera atividade de lazer e recreação.
A arte possui uma capacidade transformadora,os educadores contribuem para o acesso direto com o homem.O aceitar,o fazer artístico contribuem para o desenvolvimento das crianças,em suas capacidades de ampliar seu potencial cognitivo e olhar o mundo de forma diferente.
Essa postura do educador deve ser internalizada com a prática a prática pedagógica,tendo coerênca.
A sala de aula deve ser um atelier ou um laboratório de cientistas em busca da arte.Nela podem ser desenvolvidas pesquisas,técnicas inovadoras,um processo criador de forma viva e dinâmica.
A pesquisa e a construção tem valor relevante tanto para o educador como para o educando.
A arte deve estar ligada ao interesse de quem aprende.Dessa forma os educandos se arriscam a desenhar,representar,cantar,ecrever,dançar.As crianças se reconhecerão como participantes e construtores de seus próprios caminhos.A arte terá sentido e deixará de ser distante de sua realidade.
Esse processo pedagógico busca a dinâmica entre o sentir,o pensar e o agir.
A finalização desses trabalhos tem como objetivo o desenvolvimento do educando nas diferentes linguagens artísticas,o crescimento e a capacidade inventiva.
Entender e estimular ensino da arte torna a escola um espaço vivo,produtor de um conhecimento novo,revelador que aponte para a transformação.
Hoje os currulos escolares estão trabalhando com uma nova disciplina arte-educação,cujo conceito é arte no espaço educativo.

JEAN PIAGET
"As primeiras manifestações espontânias de arte infantil devem ser vistas como tentativas sucessivas entre o jogo simbólico e as tendências que caracterizam as formas adaptadas de atividade entre a expressão do eu a submissão ao real."
Fonte:Interne.

2 comentários:

Ivana disse...

Olá Colega, passei aqui para te parebenizar pelo Dia dos Professores!
Beijos, Ivana.

Daiane Grassi disse...

Olá Luciana! Que momento de reflexão rico este teu. Essa concepção de arte incluindo música, dança, teatro, interpretação... Ultrapassa com aquela perspectiva de aluno passivo que apenas "recebe informações".

Nesta "nova" perspectiva, trabalhamos outras dimensões deste aluno, outras inteligências das múltiplas que este sujeito apresenta ;-)

Bem, conforme você relatou: "Hoje os currículos escolares estão trabalhando com uma nova disciplina arte-educação, cujo conceito é arte no espaço educativo." E este trabalho é realizado de forma interdisciplinar?

Pois, quando eu fiz ensino fundamental (antigo 1º grau) eu tinha aula de "educação artística", no entanto o que trabalhavamos era somente desenhos. Eu lembro de ter desenhado: maçãs, peras, correntes, jarras ...

Um trabalho interdisciplinar, que tivesse apoio de toda a comunidade escolar, poderia ser interessante, não é mesmo? Uma pedagogia de projetos, poderia ser bem-vinda neste contexto. Vamos discutindo esta idéia? Conta-nos um pouquinho desta tua experiência?!

Um abraço,

Daiane

P.S Teu trabalho com os marcadores está indo "de vento em poupa" ;-)