14.11.10

REFLEXÃO 9 - 2010

 
    Esse foi o semestre do estágio mesmo já tendo uma carreira longa com experiência na área confesso que que uma sensação de medo e desconforto fez parte das nove semanas de trabalho.
   O estágio é uma etapa obrigatória para a formação do aluno,esse tem como objetivo favorecer a vivência da sala de aula,promover o desenvolvimento dos conhecimentos teóricos que adquirimos durante todo o curso.
                                     Esse parecia ser um momento de repensar,de articular os princípios entre prática e teoria principalmente a nós peadianas que não somos novatos na área da educação.O estágio supervisionado constitui uma das fases mais importantes na vida de um académico,pois é nesse momento que devemos desenvolver o que durante o curso nos foi ensinado.   
                                  Realizei meu estágio com a turma 33,terceiro ano,a mesma turma que trabalho na E.M.E.F.Antonio de Godoy .Toda essa prática foi bem planejada e supervionada por dois profissonais que se mostraram atentos e instigadores para que usasse-mos de todo nosso potencial.O primordial era valorizar a aprendizagem dos alunos.ter a noção de que os alunos estavam aprendendo e de como o processo de aprendizagem estava acontecendo,tínhamos de favorecer condições melhores para pensar e sentir o que havia de necessidade para um real crescimento foi assim que busquei o projeto "Eu e o espaço escola" que aos poucos foi afunilando ao "eu" na busca da identidade,se fazia necessário.Observar os alunos em suas dificuldades de aprendizagem,comportamento serviu como estimulo na busca de atividades que promovessem um avanço significativo.
                                 A proposta que mais serviu como apoio a esse avanço foi a contação de histórias.,a cada abertura de planejamento uma história era contada.Essa história não era um conto apenas,era uma Literatura que tinha um propósito que era reconstruir a suas identidades,então essas faziam parte de um planejamento pensado e elaborado.No inicio do estágio a maioria das crianças desconheciam o primordial de suas vidas como nome completo,data de nascimento.Inclusive uma aluna um dia quando estávamos construindo o álbum da vida,no qual  uma das tarefas era preencher a data de nascimento , ela me perguntou sobre a questão vigente e eu imediatamente respondi olhando na sua ficha,nesse momento ela me diz "professora quando eu nasci eu sei,eu não sei quando eu faço aniversário" nesse momento percebi o quanto precisava resgatar na turma.Essas falas e e conversas dos alunos é que fazia eu buscar cada vez mais.
                             Através da Literatura Infantil que consegui resgatar valores na sala de aula e o auto conhecimento.Foi através desse instrumento pedagógico que atingi meus objetivos com os alunos,e através dessa perspectiva é que senti a necessidade de saber mais,então tinha todo o aparato para o tcc a prática e a vontade de buscar mais sobre as condições de aprendizagem que a Literatura Infantil proporciona.
                             Confesso que poderia ter feito mais registro  em meu blog a respeito das evidencias do estágio mas também sei que não foi por preguiça ou desleixo,foi um tempo muito tenso,turbulado e ás vezes as coisas se passavam ,trabalhava muito no pbwork e ainda fazia duas interdisciplinas eletivas.Mas hoje tenho consciencia da prosposta do blog ,as reflexões são registros importantíssimos para nossa  vivencia enquanto professor é através delas que buscamos argumentos para nosso desenvolvimento.  
                             Gostaria de finalizar essa postagem dizando a minha satisfação em trabalhar com o tema Literatura Infantil no processo de aprendizagem.Muito do que li até o presente momento vem construindo novas formas de pensar,e essa forma mais clara e abrangente sem sombras de dúvidas irá refletir no meu espaço sala de aula.
                             Mesmo todos nós sabendo o quanto as histórias são importantes na vida de um leitor não imaginava que ela podia muito mais além.Hoje trabalho com as histórias com muito mais respeito e seriedade.não faço uma contação de história nua e crua,antes analiso aquilo que levo para a sala de aula.                                

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Oi Lu! O estágio foi realmente o momento de colocar em prática as novas aprendizagens, agregando outros conhecimentos no seu exercício profissional. Os estudos durante o curso apresentaram (o que é possível verificar nas tuas reflexões) uma nova forma de trabalhar que passou a proporcionar uma maior aproximação do aluno. Acredito que todas vocês passaram a conhecer melhor cada aluno, sua vida, seu contexto, não é mesmo! Bjs, Maura - tutora do SI