1.11.10

REFLEXÃO 8 - 2009

  Nesta etapa de reflexões que venho fazendo em cima de reflexões anteriores hoje vou me referir as inderfisciplinas de Didática e Planejamento,Educação de Jovens e Adultos e Libras~
  A Didática trouxe informações importantes para nós cursandas quando nos forneceu um pouco da história de Maria Montessori e Frenet.Como já havia citado já algum tempo tive a oportunidade de estar em uma Escola Infantil Montessoriana,tive o privilégio de participar por algumas horas da rotina das crianças.Então a Didática me fez rebuscar uma parte da minha história que na época não teve relevância porque não fazia parte das minhas convicções,com certeza se eu retornasse a essa escola nos dias de hoje já lançaria um novo olhar.Os textos puxaram um pouco da minha memória resgantando fatos e compreendendo um pouco mais aquela rotina.Na época a tutora Simone me indagou com a frase "Que relações estabeleces com a tua prática atual?" na verdade a pergunta não foi respondida mas agora respondo de maneira simples Maria Montessori se engajou,ou seja,continua se engajando, no meu espaço sala de aula sempre.Primeiro que não construo a noção de número sem utilizar o material concreto e então lá estou eu buscando material dourado criado por ela, e a outra forma e de permitir que meu aluno seja o sujeito do processo de ensino aprendizagem dando a ele a Liberdade de Expressão que foi o marco da educação da sua época.Esse foi ápice da Interdisciplina na minha caminhada de Pead.No períodoo de estágio também teve sua importâcia quando se tratava de planejamentomuito retorneia aos textos para buscar base de pesquisa,voltei acreditar que um planejameto é essencial para uma boa aula,ele nos permite ações mais seguras e com ele podemos estabelecer relações com nosso aluno.
    Na Interdisciplina da Educação de Jovens e adultos me fez enxergar um outro público,uma nova realidade que na verdade não faz,por enquanto,parte da minha.Foi bem significativo fazer uma pesquisa de campo com esses adultos que buscam se insrir na sociedade de maneira ativa e se preocupam em não ficar a margem dessa sociedade enquanto as mudanças acontecem desenfreadamentes.
    Em Libras aprendi que a inclusão não depende apenas de uma Políca Educativa ela neceesita também de um professor que busque esclarecimentos necessários para dar um minimo de suporte ao nosso aluno~.Nós enquanto educadores não podemos cruzar os braços diante a esse aspecto.Se pararmos para pensar todos fazemos parte da inclusão´porque não há homogenidade.Paralelo a essa interdiscplina participei de um curso sobre a inclusão,senti a necessidade de buscar mais informação.coisas mais práticas que me encorajasse a trabalhar com o "diferente".
     A cada postagem que abro e leio percebo que essa caminhada do Pead foi uma alavanca para as minhas mudanças como professora,Sei que poderia ter feito mais registros em cada etapa de crescimento,hoje vejo o quanto pequei em não ter dado tanta importância a esses registros.Como é bom podermos lermos em tempos distantes a esses ver que mudanças ocorreram e marcas deixaram,é como se ler um diário da nossa vida e viajar no tempo avivando as lembranças.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Oi Lu! Falas em não ter tantos registros, mas percebes, hoje, a importância deles para tua aprendizagem e reflexões. Tens feito um belo mergulho em tua trajetória, e hoje estes registros estão aqui, na tua reflexão ao olhares para trás. E com evidências em tua sala de aula! Bjs, Maura - tutora do SI