10.10.10

REFLEXÃO 4 - 2º SEMESTRE 2010


Este semestre foi um semestre também bem significativo para a minha carreira profissional foi com a interdisciplina Ludicidade que aprendi realmente o significado do brincar na escola.
Lembro que neste ano tinha uma primeira série e toda sexta-feira era o dia do brinquedo onde as crianças poderiam trazer seu brinquedo favorito e se divertir.Então aquele dia funciona assim até as 10 hs tinhamos aula,batia para o recreio as crianças saiam para o pátio e na volta era o momento de guardarmos o material e arrumar a sala para a hora da brincadeira.Ali as crianças ficavam livres e a vontade para criarem suas brincadeiras.
A atividade do brinquedo livre não é uma tarefa de apoio pedagógico para muitos professores,senti essa resistência por parte de alguns colegas e pais, inclusive a direção da escola um dia me chamou a atenção por estar propociando esse tipo de atividade na escola sendo que os alunos estavam em processo de alfabetização.
 Foi aí que fiz a postagem do brincar apoiada nas argumentações da professora Tania Fortuna,esse olhar crítico dos pais e escola me deixava irrieta como havia colococado nesta época.Na realidade eu sabia que não era uma "matação" de aula mas precisava de uma fundamentação teórica para levar as pessoas que desacreditavam dessa atividade como um ato importante para o desenvolvimento do aluno.
Brincar é muito mais que um divertimento é uma forma de comunicação e expressão e ainda amplia seu desenvolvimento social.E bem isso que Tania Fortuna fala que o brincar desenvolve a aprendizagem,a criatividade, traz fatos de seu cotidiano e elabora regras de organização.Quanto ao ato de brincar trazendo fatos do cotidiano isso era bem visivel perante as crianças,lembro de uma brincadeira que me prendeu a atenção quando três meninas simulavam um parto com uma boneca uma delas a mãe acabará de ter um bebê.E assim por diante se pararmos para analisar as brincadeiras podemos entender alguns conflitos infantis.
Também nesse mesmo tempo coloquei em meu blog um momento de sala de aula onde as crianças estavam a vontade pela sala de aula com os livros de litaratura que tinha em meu armário,que pra mim na época foi um ato de crescimento,pois havia me libertado de paradigmas, tinha um grande medo de largar esses livrinhos para os alunos manusiarem, inclusive expus esse sentimento na apresentação do portifólio no qual a professora Bea me fez um elogio por eu estar aberta as aprendizagens que o Pead me oferecia. Apartir daí me desprendi dessa idéia porque compreendi que o livro não era para estar na estante ou em um armário, estes precisavam fazer parte das relações das crianças mesmo que seja para destruir.Agora fazendo meu TCC sobre a literatura infantil na sala de aula vejo a imensidão de valores de uma obra Literária.Assim como o brincar a literatura também resolve os conflitos mais intrinseco da criança.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Que conquistas importantes Lu!Com certeza o brinquedo é muito significativo para o desenvolvimento das relações para a criança e para o imaginário, dando vazão à fantasia. Assim como a leitura, manusear o livro é como fazer parte da história! É muito bom ver teu crescimento. Bjs, Maura -tutora do SI