22.11.09

PLANEJAMENTO DE DIDÁTICA

PLANEJAMENTO
A) Nível/ Etapa de Ensino:3 º ano do Ensino Fundamental
B) Temática focalizada: A Consciência Negra
C) Justificativa (da temática escolhida):
Essa temática foi escolhida com base no Projeto Trimestral da escola contemplando a Consciência negra comemorada no mês de novembro.
O objetivo é quebrar preconceitos em relação as diferentes raças e etnias primordiando a questão afro-cultural.
Segundo a autora Iole Maria Favieiro Trindade no texto “Não há como alfabetizar sem método?” O letramento escolar permite diferentes habilidades de leituras e escrita levando a produção didática amparada em diferentes portadores e gêneros textuais, o uso de múltiplos métodos ajudam no processo de ensino e aprendizagem.
Dentro de uma proposta planejada deve ser privilegiada a produção individual e coletiva, registrado no caderno para apontamento de uma próxima aula, possibilitando o número de palavras e frases de forma a segmentá-las.
O jogo, o ditado podem ser atividades de reflexão sobre a escrita. A produção é moldada pela linguagem permitindo contribuições provisórias,históricas,parciais,contextuais
D) Roteiro das atividades:
1) Leitura
Será contada a eles a história do livro “O menino marrom” do Ziraldo (ANEXO 1)
2) Produção textual
Oralmente farão relatos sobre a história apontados as partes significativas, destacando aspectos importantes como a questão racial, sendo instigado pela professora.
3) Jogo
Quebra-cabeça do personagem principal.(Anexo 2)
4) Sistematização
Confecção de um painel com os personagens que serão confeccionados pelos alunos em E.V. A com o titulo do projeto.
E) Descrição das atividades:

1) Leitura
Os farão releitura da estória juntamente com a professora sendo que ficará em um cartaz exposto na sala de aula.
1.1) objetivo:
O texto servira de auxilio para novas propostas de trabalho como uma interpretação objetiva.(Anexo 3)
1.2) organização da turma:
A turma será disponibilizada em pequenos grupos com quatro alunos em cada.
1.3) organização dos materiais:
Folha xerocada com a interpretação:
1.4) desenvolvimento:
Os alunos ganharão a folha com a interpretação objetiva onde terão que assinalar as respostas certas.2) Produção textual
Relatos dos alunos em relação aos negros tanto na escola como no seu bairro.
2.1) objetivo:
Relatar e tentar resgatar uma história que traz marcas até hoje na sociedade.
2.2) organização da turma:
Sentados em forma de U.
2.3) organização dos materiais:
Fichas com palavras da estória e balas como marcadores
2.4) desenvolvimento:
A professora cantará as palavras e os alunos vão marcar com suas balas. Quem fechar primeiro a cartela leva as balas como brinde; a brincadeira será realizada em uma única vez.
3) Jogo
Confecção do disco de Newton
3.1) objetivo:
Perceber que as cores podem ser uma mistura de outras o que não influencia em sua beleza.(Anexo 4)
3.2) organização da turma:
Sentados em forma de U.
3.3) organização dos materiais:
Folha mimeografa, um papel resistente e percevejo.
3.4) desenvolvimento:
Cada aluno pintara o seu e montara4) Sistematização4.1) objetivo:
Entender o que o autor fala quanto as cores e alcançar a idéia que sendo preto ou branco elas existem e tem sua beleza
4.2) organização da turma:
Sentados em forma de U.
4.3) organização dos materiais:
Recursos humanos
4.4) desenvolvimento:
Apenas a linguagem oral,os alunos farão sua participação com estórias pessoais ou mesmo com idéias que tem a respeito do preconceito racial.

Anexo1









BibliografiaTrindade,Iole Maria Faviero Não há como alfabetizar sem métodos? (Trindade,no

Nenhum comentário: