12.11.09

MARIA MONTESSORI E FREINET


Estava fazendo uma leitura das próximas atividades aserem realizadas e vi que vamos falar em Maria Montessori e Freinet.Me chamou a atenção porque a muito tempo atrás logo que me formei no magistério fui fazer um curso de educação infantil ,o conhecido curso da Omep.
Nesse tempo conheci uma escola Montessoriana entrei observei o trabalho e me lembro que na época fiquei encantada com ritmo de trabalho, a organização das salinhas.
Hoje não guardo muitas lembranças mas o que ainda tenho tenho em mente é quando as crianças entravam na sala tinham de tirar os sapatos e colocá-lo em uma estante e dentro da salinha tinham brinquedos que lembravam a rotina de uma casa.Na verdade isso foi apenas uma visita junto de uma amiga que foi fazer uma ficha de emprego e acabou trabalhando na escolinha.
Agora lendo o material de Didática me veio á tona minha satisfação,fiquei feliz em saber um pouco a respeito desses dois mestres Maria Montessori e Freinet.
Também para minha surpresa foi saber que o material dourado que usamos nas escolas,que inclusive gosto muito para a construção do número,foi desenvolvido por Maria Montessori e nem tinha conhecimento desse fato.
Tanto Maria Motessori como Freinet são críticos da escola tradiconal,marcando uma nova etapa de educação,uma educação moderna voltada a liberdade de expressão.
O método Montessoriano surgiu da educação que hoje chamamos de educação especial,mas que foi se moldando a educação infantil.
A ênfase de Montessori voltava-se mais para o ser biológico do que para o social, destacando que a concepção educacional é de crescimento e desenvolvimento, mais que de ajustamento ou integração social, considerando que a vida é desenvolvimento, Montessori achava que à educação cabia favorecer esse desenvolvimento. E a liberdade como condição de expansão da vida constituía-se num princípio básico. Essa concepção influenciava a organização do ambiente escolar; sem carteiras presas e sem prêmios e castigos, a criança deveria manifestar-se espontaneamente; o bem não poderia ser concebido como ficar imóvel, nem o mal como ficar ativo. A atividade e a individualidade formavam, juntamente com a liberdade, os princípios básicos do sistema Montessori.(http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per02.htm)
Para Freinet as mudanças necessárias e profundas na educação deveriam ser feitas pela base, ou seja, pelos próprios professores.O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é vista não como um indivíduo isolado, mas, fazendo parte de uma comunidade.
Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos, o caderno circular para os professores, etc. (http://www.centrorefeducacional.com.br/freinet.html)

Um comentário:

Simone disse...

Olá Luciana!
Trouxeste idéias importantes dos autores na tua postagem. Que relações estabeleces com a tua prática atual?
Um abraço, Simone - Tutora sede