21.6.08

O FANTÁSTICO MUNDO DAS CRIANÇAS

Hoje enquanto fazia uma reflexão em relação ao meu crescimento neste trimestre lembrei desse desenho do Bob,que é muito interessante.
O desenho conta a história de uma criança de 4 anos que acaba vivendo num mundo de aventuras e imaginação por não encontrar respostas as suas perguntas.


Assim me fez pensar nas crianças em geral que são curiosas por natureza,parece que tudo interessa a elas.
Essa curiosidade permite a nós professores a desafios e implica obstáculos,às vezes as perguntas parecem não ter qualquer sentido mas ela é feita e exige respostas.
O que para nós é evidente para ela é curiosidade.Qual adulto que nunca se desparou com uma criança fuzilando de tantas perguntas,a característica desses pequeninos é ser perguntadeiros e suas perguntas são espontâneos.É possivel sentir a eletrecidade no ar pois a curiosidade é enorme.
Essa curiosidade se faz necessária,ela auxilia na formação do pensamento.
As crianças de hoje vivem num mundo acelerado de grandes descobertas.
Trabalho na parte da manhã com um 1° ano cuja a faixa etária é entre 6 e 7 anos e muitas vezes eles me deixam em saia justa com suas interrogações e o que me me chama atenção são as perguntas que para mim são coisas óbvias.
Nós educadores quando vamos preparar uma aula temos inúmeras preocupações como por exemplo devemos trabalhar o meio ambiente, e de repente um aluno pergunta "por que a girafa tem pescoço cumprido?"E então me questiono o que adianta falar em meio ambiente se o que eles precisam saber está além do que eu considero importante.
Neste semestre aprendi a ouvir mais meus alunos e comecei trazer para a sala o que elas querem saber, claro que não me afatei do conteúdo necesário, apenas inclui em minha meta a curiosidade deles.
As perguntas são mistérios de uma cabecinha lotada de dúvidas e fantasias.

Nenhum comentário: