30.10.09

Filme:O menino selvagem





O filme traz uma historia muito comovente podendo fazer uma breve comparação ao filme infantil “O menino lobo”.
A história tem seu inicio em uma floresta francesa com o menino andando pelo ao redor quando uma camponesa que ali colhia cogumelos ouve ruídos se assusta joga seu cesto longe e foge saindo em busca de ajuda.
Tempo mais tarde aparece alguns caçadores com espingardas e cachorros para capturar o tal animal selvagem que para sua surpresa não passava de um garoto de 11,12 anos com comportamento habitual de um animal silvestre.
O garoto vivia na floresta com hábitos de um animal selvagem, com a captura de Victor, que assim foi chamado mais tarde, sai uma noticia em um jornal e desperta a curiosidade de um jovem médico Dr.Itard que se interessa pelo caso,.Itard quer trazer o garoto para Paris para estudar seu grau de inteligência e a natureza das idéias já que este esteve privado de educação por ter vivido afastado de sua espécie.
Em um primeiro momento o menino é posto em um celeiro, depois vai para a prisão de Rodez até chegar em Paris.
Uma equipe medica consegue autorização do governo para trazê-lo e estudar o caso.
A curiosidade da população local é despertada em relação ao modo de ser e agir do garoto.
Ao chegar em Paris especialistas começam a fazer exames clínicos observam varias cicatrizes ao longo do corpo e um corte na traquéia sugerindo uma suposta tentativa de assassinato.
Depois de exames e observarão do comportamento de Victor Pinel considera que o menino não passa de um idiota irrecuperável Itard desconsidera sua opinião considerando possível recuperar o atraso provocado pelo isolamento.
Para provar a seu ponto de vista Itard recebe a tutela do garoto e o leva para sua casa, assim na sua casa com a ajuda de uma governanta dá inicio a árdua tarefa de desenvolver seus sentidos educação,mesmo depois de varias tentativas Itard percebe que falhou e sua fala retrata seu descontentamento quando diz “Já não és selvagem,embora não sejas ainda um homem”.
A historia de Victor nos mostra o quanto as pessoas tende a desprezar os que são diferentes,magoando não atribuindo sensibilidade sociedade civilizada é mais violenta que o meio selvagem,isso prova as agressões sofridas pelo menino.
Fazendo uma breve comparação acredito que esse desrespeito também ocorre a comunidade surda, a agressão que os surdos sofrem não são físicas mas de ordem moral,essa vem acompanha da descredibilidade associada a invalidez de capacidade de estar presente na sociedade de forma ativa contribuindo para o desenvolvimento social.
Quantos surdos não devem ter tido o mesmo diagnóstico de Victor de um idiota irrecuperável, a violência não é atributo da natureza selvagem mas também de uma sociedade que sofre de uma doença chamada ignorância.
As diferenças devem ser respeitadas e aceitas por uma sociedade que fala evolução

Um comentário:

Simone disse...

Lu descreves o filme e no final da postagem fazes um comentário sobre a tua percepção. Sugiro dares uma revisada na digitação de algumas palavras, que precisam de correção.
Um abraço, Simone - Tutora sede