16.11.07


Nas terças-feiras em minha escola paramos para reunião pedagógica e esta foi umas das reuniões que considerei bem significativa e interessante,pois assistimos a um filme que veio bem de encontro a nossa vida profissional.
Este filme retrata a história de uma jovem professora que chega a escola cheia de vontade de ir ao encontro das coisas que acredita e ela se depara com o preconceito e educadores acomodados e desacreditados.
O filme aborda uma forma instigante,o desafio da educação em um contexto social problemático e violento.
Para ajudar sua turma cria métodos próprios e sem apoio da direção de colegas e direção ela busca a transformação sozinha,sempre acreditando na mudança,e o melhor,acreditando que seus alunos são vítimas de uma sociedade preconceituosa e seletiva.Ao perceber tais problemas enfrentado pelos estudantes dá aos alunos um diário onde devem fazer registros de suas vidas e não os obriga a mostrar,todos tem a liberdade de dividir suas histórias conforme suas necessidades.
A professora indicou a obra "O diário de Anne Frank" com o objetivo que os alunos percebam a necessidade da tolerância.
Aos poucos os alunos percebem que somos todos iguais e podemos transformar a realidade basta acreditar.
Como ressalta Paulo Freire, temos um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade.
O filme deve ser visto com apreço,já que somos educadores também com ideiais.

Nenhum comentário: