UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
PROFESSORA: VERA CORAZZA
ATIVIDADE: ESC 9
FIGURA: LETRA B
GRUPO:
ANA LÚCIA ALVES
ANA PAULA CARDOSO
ELIANE PORTO
LUCIANA BITENCOURT
LUCIANA DIAS
LUCIENE SOBOTYK
TATIANA GOMES
TATIANE MORAES
MAGALI D?AVILA
MARIA TATIANA
TEXTO: Educação, formação e trabalho
Muitas opiniões de Marx e Engels surgiram como uma crítica ao capitalismo.
A 1ª metade do século XIX se caracteriza pelo estabelecimento e a traumática consolidação de um modo de produção, o capitalismo e uma formação social burguesa.
A falta de atenção às necessidades sociais no campo da educação e ensino, unida às dramáticas condições de trabalho da população operária, coloca o ensino em 1º plano.
Todos os socialistas utópicos, todos os anarquistas chamaram a atenção sobre estes aspectos e, ainda mais, confiaram no ensino e na instrução como instrumentos de transformação. A emancipação dos indivíduos, sua libertação das condições opressoras só poderia se dar quando tal emancipação alcançasse todos os níveis e entre eles, o da consciência. Somente a educação, a ciência e a extensão do conhecimento e o desenvolvimento da razão, pode conseguir tal objetivo.
A divisão do trabalho consubstancial ao processo de implantação do modo de produção capitalista, é o eixo sobre o qual se articulam as colocações de Marx e Engels, em torno do tema educação e do ensino. Estabelece uma divisão, igualmente radical, entre os tipos de atividade e os tipos de aprendizagem, prolongando-se em uma divisão social e técnica que interfere no desenvolvimento do indivíduo.
A educação e formação dos indivíduos limitam o conhecimento e reprime o desenvolvimento de suas faculdades criadoras.
Dois aspectos são importantes para Marx e Engels: a emancipação social e emancipação humana.
O capitalismo exigiu uma crescente capacidade intelectual de todos os indivíduos, estendendo o sistema escolar, institucionalizando-o e o aprofundando. Os índices de analfabetismo se reduzem drasticamente na medida em que as sociedades agrárias se transformam em industriais.
As propostas de Marx e Engels se movem num horizonte bem concreto: criticar a atual instituição escolar e mudá-la.
A teoria materialista da mudança das circunstâncias e da educação esquece que as circunstâncias fazem mudar os homens e que o educador necessita ser educado. A mudança pode ser entendida como prática revolucionária.
O conteúdo não deve desenvolver apenas uma habilidade, mas abranger uma larga escala de atividades diversas e de relações práticas com o mundo.
1) Que tipo de formação damos aos alunos com o currículo desenvolvido nas escolas?
4 comentários:
Oi Luciana!Que bom que conseguiste postar o texto.relendo,achei que está ficando muito bom.As outras colegas já estão dando continuidade ao que fizemos.Vamos em frente,pq daqui há pouco esta esc acaba.Ufa! Boa semana e um beijo,Luciene
Olá desaparecida( olha bem quem diz )! Lu o teu texto da ECS é o mesmo que o meu. Depois de falo porque, mas será que poderia levá-lo na segunda dia 27/11 na aula e emprestar-me? São tantos os atropelos e as ... depois esclareço. Beijops e obrigada desde então.Re.
Oí colega, comentei essa pergunta, lá no blog da Ana Lúcia, passa lá. Bom final de semana. Bjs. Adriana
Parabéns Lu! Atividades "quase" em dia. O retorno da ECS 9, está no blog colaborativo, mas falta o link aqui. Vamos continuar a caminhada... Hoje é o prazo da primeira postagem da ECS 10. Em breve darei retorno. Continua participando do wikistoria e do fórum da ECS11. Um grande abraço. Ver@
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